quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Crônicas do Novo Normal: Thank you, Mr DJ


 Existe uma grande confusão sobre qual o melhor tipo de música para se ouvir em momentos de trabalho, ou de stress, ou de dor. Alguns dizem que o Jazz facilita a concentração; outros dirão que clássicos da MPB e suas letras ricas e poéticas podem ajudar e muito no que concerne a expiar uma dor interna de um vivente. Eu acredito que podemos resumir tudo em uma só linha de pensamento, que sussurrarei para você a seguir:


Ninguém se importa. Ouça o que você quiser.  


Dito isso, é fato que certos tipos de música clamam por situações específicas. Por exemplo, heavy metal é um gênero mais pesado que não ficaria bem, digamos, em um funeral, a não ser que o defunto fosse um metaleiro pesado. Já um rock gótico combina bem com aquelas tardes chuvosas e sem esperança que só uma vida em uma metrópole brasileira angustiada por uma pandemia traz para você. Músicas infantis são uma boa pedida também, curiosamente: algo na inocência das letras falando de sorvete, chocolate e primeiro amor traz, ouso dizer, um pequeno brilho de... esperança? Alegria? O que quer que seja, recomendo a todo momento. 

Não que eu seja o sommelier de músicas que pareço ser ao falar disso. Diabos, eu nem mesmo estava ouvindo muita música até recentemente! Acho que já falei do quanto meus gostos estavam, digamos, estagnados no tempo, e de como busquei tentar me atualizar nesse sentido. Bom, um dos principais efeitos colaterais disso foi, justamente, me abrir mais para canções, ao ponto de, oh não, ter realmente assinado uma conta conjunta de Spotify com Aline, minha parceira eterna! 

Tem sido divertido montar playlists junto com ela, pensando em canções que marcaram nossa vida até aqui, piadas internas, danças de momentos de faxina. Mas também tem sido muito interessante montar playlists pessoais, pensar em temas, rever momentos da vida através das canções. Que músicas devo botar, por exemplo, na playlist "Collective Nostalgia"? E que tal na que eu pus o singelo nome de "Sadness"? Não parece, mas isso tudo te leva para uma jornada emocional, que talvez você não esteja esperando. Por isso, recomendo esta atividade apenas nos fins de semana, quando você pode ter seus flashbacks de guerra sem se preocupar em atrasar-se para o trabalho.

No fim de tudo, música é emoção. Então a pergunta que você tem que se fazer não é "qual a música mais certa", e sim "Qual emoção eu quero sentir representada hoje"?



Nenhum comentário:

Postar um comentário