sábado, 19 de dezembro de 2020

Crônicas da Cidade Pandêmica: Quarentena da alma na internet


O brasileiro adora uma fofoca, quase tanto quanto adora uma novela. Eu sei, porque moro em um prédio de frente para uma rua, e não há nada mais divertido a se fazer certas noites, que espiar a rua com Aline e ficarmos bisbilhotando o que está acontecendo ali. Há muito a se aprender com o drama da vida real; de fato, eu recomendo a todo projeto de escritor como eu, que seja sempre um grandessíssimo fofoqueiro, e sempre esteja atento ao desenrolar da via ao seu redor. Ali sim está sua verdadeira escola para enredos. 

Falei da minha mania de fofocar durante o covid-19, mas sendo honesto é uma coisa que eu sempre tive comigo: sou mesmo um grande bisbilhoteiro. Correndo o risco de ser olhado torto para sempre por meus amigos e familiares, a verdade é que estou sempre de ouvidos atentos para historinhas, anedotas, ou mesmo só algum fato curioso sobre alguém, de algum lugar, fazendo alguma coisa. Você pode pensar que estou calado, mas na verdade estou atento, ouvindo tudo, anotando no meu caderninho mental para um uso futuro.

Evidentemente, a quarentena só acentuou o que já existia em mim, de sorte que me pus a buscar, como hobby, histórias que tenham acontecido a outrem para continuar anotando no meu caderninho mental, já que eu estava privado de ouvir estas nos ônibus e trabalhos da vida. Encontrei, benção das bênçãos, a internet, e a fantástica falta de zelo de seus usuários em questões privadas. Neste momento, faço parte de uns dois, três grupos de facebook com pessoas especializadas em contar suas mazelas à estranhos, sem sequer considerar quem possa ou não estar lendo aquilo. 

Você pode pensar que é um problema exclusivo de gente mais jovem, mas eu lhe asseguro que essa entrega voluptuosa de sua própria privacidade não tem idade. E durante nosso isolamento forçado de 2020, a coisa tomou uma figura muito maior: há desde pessoas queixando-se de seu companheiro de aluguel não  tomando os cuidados devidos para evitar o Corona, quanto pessoas pedindo conselhos sobre como proceder num caso de divórcio! Tudo, é claro, material riquíssimo para um projeto de escritor como eu - e tudo devidamente guardado nas pequeninas células cinzentas de que nos falava Agatha Christie. 

O que falo pode parecer crítica - e de certa forma é mesmo - mas não posso deixar de pensar em como a solidão é que empurra essas pessoas a dividir suas vias com estranhos, e em como 2020 impulsionou isso ainda mais. Pois a verdade é que a quarentena foi de corpo e alma para nós todos: protegemos nossos corpos da doença, e acabamos vendo de profundis o imensidão das mazelas de nossa alma. E vazios, buscamos significados na internet, sem saber que ela é a pior coisa que possa preencher um coração desesperado. E no entanto, para muitos, é a única coisa que há para fazer isso.

Aos meus amigos, colegas e companheiros de comunidades altamente reveladoras: não me tenham como inimigo. Quisera eu, na verdade, poder fazer algo para ajudar vocês de alguma forma. Mas a estrada é longa, e em cada caminho só cabe uma pessoa e seus amados. Que seus caminhos sejam menos dolorosos em 2021, do que parecem estar sendo agora. 

Um comentário:

  1. Quiero compartir mi maravilloso testimonio sobre cómo recuperé a mi Esposo de mi vida, quiero decirle a la gente en el mundo que hay un lanzador de hechizos real en línea y es poderoso y genuino, Su nombre es Baba osagiede, Él me ayudó. Recientemente, para reunir mi relación con mi esposo que me dejó, cuando me comuniqué con Wiseman, él lanzó un hechizo de amor para mí y mi esposo, quien dijo que no tiene nada que ver conmigo, nuevamente me llamó y comenzó a rogarme. Para cualquier persona que esté leyendo este artículo y necesite ayuda, Wiseman también puede ofrecer cualquier tipo de ayuda, como la reunión del matrimonio y la relación, curación de todo tipo de enfermedades, casos judiciales, hechizos de embarazo, ahora estamos muy contentos con nosotros mismos. Wiseman le hace darse cuenta de cuánto nos amamos y nos necesitamos. Este hombre es real y bueno. También puede ayudarte a arreglar tu relación rota. ¡Tenía a mi marido de vuelta! ¡Fue como un milagro! Sin asesoramiento matrimonial y lo estamos haciendo muy bien, en nuestra vida amorosa. Póngase en contacto con este gran hombre si tiene algún problema con una solución duradera.
    a través de correo electrónico: doctorosagiede75@gmail.com
    WhatsApp: +33753154980

    ResponderExcluir