quinta-feira, 9 de abril de 2020

Crônicas da Cidade Pandêmica: Helden


(Doctor, de Nikolai Plastov)


Vejo nos jornais as notícias sobre o avanço do vírus, e é difícil não se sentir vulnerável. Ainda mais eu, que estou no grupo de risco: desde sempre com problemas respiratórios, um de meus maiores pesadelos é justamente morrer sufocado, o ar sumindo dos pulmões e a sugada desesperada por mais, sem que o pulmão possa absorver o suficiente para a vida.

Lembro-me de quando era criança, e tive uma das crises mais poderosas de asmas que jamais tinha sofrido. Foi um momento tenebroso, e lembro ter ficado certo que aquela vez eu realmente iria partir deste mundo. Não seria a primeira vez que eu pensaria isso ao longo da minha vida, mas naquela vez eu tinha por volta de 11, 12 anos. Um romântico de segunda geração precoce, digamos.

Naquela hora atroz, eu lembro perfeitamente de três coisas: minha mãe tentando segurar suas lágrimas, eu fazendo uma piada idiota ao meu irmão mais novo imitando Darth Vader (o respirador que eu usava fazia um som parecido ao do vilão), e o médico que me olhou no fundo dos olhos, e disse: você vai voltar bem para casa hoje.

Essas palavras vindas de um profissional da saúde me marcaram profundamente, porque ali eu vi a certeza, eu vi a segurança, E desde então adquiri um profundo respeito pelos profissionais da saúde e a medicina, apesar de alguns que conheci durante a vida serem uma desora à profissão. Mas eu sempre os vi como esses arautos da segurança. A pessoa de branco que olha para você e diz: tudo vai ficar bem.

Nem posso imaginar o choque e caso que nossos profissionais da sáude tem enfrentando nesses dias sombrios. As histórias que ouço são coisas escabrosas, mortes em nível de guerra, dias e noites  em claro lutando contra o vírus letal. É a definição do bom combate: não um conflito para tirar vidas, mas sim para salvá-las. O preço cobrado é alto demais, demandante demais, e ainda por cima mal recompensado, se os relatos de agressões aos médicos e enfermeiras que tenho lido tristemente forem verdadeiros. No entanto ali vão eles, a linha de frente no combate à peste e seguindo seu juramento à risca, coisa rara nos dias de hoje.

Há muito o que se escrever sobre esses bravos indivíduos, e creio que mais de uma vez voltarei ao assunto aqui. Por hora, que esta pálida crônica seja uma forma de homenagear estes trabalhadores da saúde, que não veem sua família a dias talvez, que choram sozinhos ao perder um paciente, que não desistem em momentos que muitos já teriam partido a tempos. A eles, mais que um mero obrigado, segue aqui a gratidão eterna de um doente crônico, que acreditou no doutor, e realmente conseguiu voltar para casa bem.

PARA OUVIR: Heroes

PARA LER: Juramento de Hipócrates 

2 comentários:

  1. "Bom combate". Gostei da definição.
    Todo louvor a eles que nos devolvem a vida, a saúde e a esperança

    ResponderExcluir
  2. Um VIVA e o desejo de muita SAÚDE a estes que são,sem dúvida,os mais vulneráveis a estes momentos de cor cinza que estamos vivendo.

    ResponderExcluir