quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Crônicas do Novo Normal: Computadores (Falhos) de Tênis


Os dias modernos estão cada vez mais rápidos, e eu acredito que com eles, tenha surgido pessoas ainda mais rápidas para acompanhar tudo. Estas pessoas são ágeis, e observam as novidades rapidamente para captá-las e usar em seu dia-a-dia. Conseguem fazer isso direito? Não, em geral essa captura rápida de informações, tal qual a maioria das pessoas fazem, é um retumbante fracasso; mas ninguém pode negar que são rápidas, e parece que isso que importa em dias de whatsapp news. 

É claro que estou sendo cínico: existem sim, uma miríade de pessoas que consegue acompanhar as notícias em seu ritmo frenético. Em geral são pessoas da minha geração em diante, que conseguiram crescer em um ambiente futurista e nocivo de tecnologia em excesso. Os mais novos nem chegaram a ver um mundo sem computadores, já nasce quase que com um smartphone em mãos; é inevitável que a cabeça tenha que ir seguindo e acompanhando essa velocidade toda, ou que pelo menos tente fazê-lo. 

Contudo, os efeitos colaterais são muitos, e estranhamente variados. Por exemplo, outro dia, eu estava comendo um sanduíche sentado no sofá com as lâmpadas apagadas, e pouco antes da minha esposa sair do quarto e dizer "Meu Deus amor, que susto! O que você tá fazendo aí?", eu estava pensando sobre a vida, e o rumo das coisas, as verdades ocultas no universo, etc. Pode parecer besteira, mas essa cena é uma coisa muito corriqueira na minha vida (pode perguntar à Aline!): Eu pensando á toa, viajando na maionese bonitamente. 

Parece o oposto do que eu falei, mas é um dos efeitos sim: você não consegue ver um momento em que não precise processar algo na cabeça, mesmo que seja no escuro com um sanduíche noturno; o que parece um momento quieto é apenas uma máscara. E isso não acontece só em momentos de estar quieto não; meus amigos dizem que é um flashback de guerra que ocorre, como se eu de repente estivesse que nem aqueles veteranos do Vietnã, relembrando os traumas e tudo mais. Não é (em geral) nada disso: simplesmente estou pensando  em 3, 4, 5 coisas ao mesmo tempo: trabalho, casamento, lazer, filmes, contas.... Frenéticos, os nossos tempos! 

Agora então, com o Covid enfiando na nossa vida o senso diário de urgência, eu creio que teremos mais e mais pessoas que não terão paz mental, o que é um pouco preocupante, afinal, ninguém quer que um piloto de avião esteja pensando mil coisas ao mesmo tempo, não é mesmo? E isso é o principal problema, me parece: a completa falta de momentos tranquilos internos na nossa própria cabeça. Eis algo que você tem que lutar, pela paz de cabeça. Assista besteiras aos Domingos! Beba e ria! Estourar a cabeça não vai ajudar em nada a melhorar, então, pelo amor de si mesmo/a, sente, relaxe, e pelo menos por uns minutos, não pense em nada. 


Ok, o tempo acabou, AO TRABALHO! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário