sábado, 20 de junho de 2020

Crônicas da Cidade Pandêmica: Orange


Quem não tem uma cor favorita? Eu mesmo confesso ter a cor azul como minha favorita. Azul e cinza, a bem dizer: uma grande parte das minhas roupas tem essas cores. Azul é juma cor que me acalma, e cinza... bem, cinza é uma cor discreta, e eu realmente nunca fui uma pessoa que gosta de se destacar tanto assim. 

Dizem que as cores na verdade representam coisas. Há, é claro, a velha e superada simbologia do azul e rosa para meninos e meninas, algo que as pessoas tem cada vez mais se afastado, graças! E é lógico, temos as cores do ano novo: amarelo para dinheiro, branco para paz, verde para riqueza.... Todo mundo faz uma fezinha de ano novo para garantir bons tempos. Eu mesmo estava ali com minha camisa branca, buscando aquela paz em 2020. Acho que não deu muito certo.

Mas falando em cores, nos últimos dias, temos ouvido muito falar sobre a cor laranja no Brasil! E é realmente uma cor muito interessante, que encontrou um lar neste país como nunca se viu em qualquer lugar. Basta saber, que a quantidade de laranjas que temos aqui é maior do que as que plantamos ou importamos! Um mistério, é verdade, mas facilmente SOLUCIONÁVEL- se prestarmos bem atenção.

De acordo com a internet, a cor laranja (e com ela, a fruta) foi símbolo de várias coisas ao longo dos anos: de fertilidade, por ser a cor de um fruto com várias sementes; de equilíbrio entre a libido e a espiritualidade. No Brasil, acabou virando um símbolo de coisa muito mais grave e feia - o que é uma pena com uma cor tão simpática; minha própria esposa adora a cor laranja, e a fruta também. Acho que devíamos repensar a definição: Já quem em geral, um laranja político  não passa de um banana, eu proponho usarmos esse nome a partir de agora. Por outro lado, essa opinião pode ser meu desprazer com a cor amarelo-banana mostrando suas garras.

Por que resolvi falar disso? Por nada não.

Um comentário:

  1. Hahahahaha uma pena, porque adoro realmente a cor laranja e seus derivados (ou seria o contrário?)

    ResponderExcluir