domingo, 22 de agosto de 2021

Crônicas do Novo Normal: Extreme Ways


É um tempo de excessos, o nosso, e não é de hoje. Diferente do que eu mesmo pensava anteriormente, a pandemia não criou um novo mundo, um novo normal, onde as coisas se alteraram de tal forma que não se reconhece mais o mundo anterior: na verdade, a crise simplesmente aumentou alguns padrões que tínhamos antes, talvez guardados, talvez simplesmente disfarçados. 

Mas eu falava dos excessos, e não acho que haja maior exemplo que as coisas que nos cercam neste momento. Recentemente em Goiás, um homem matou um casal e feriu um jovem por suspeitar que eles passarm o Covid que ceifou a vida de seu pai e irmão. Ao longo do Brasil, casos e mais casos de excessos se repetem: Maridos ceifando a vida de esposas por ciúme, infanticídios, agressões em geral.... Como eu disse, nada que não acontecesse antes, mas me parece que as coisas deram uma boa explodida nesses últimos tempos - ou, pelo menos, começaram a aparecer mais nas notícias, o que não deixa de ser uma situação igualmente aterradora.

De qualquer forma, eu tenho pensando muito nisso, nos extremos que alcançamos em nossas vidas, e que nos alcança também. Penso na origem dessas violências: Pais traumatizados quando crianças, passando a dor adiante como se fosse uma herança maldita; formas de viver antiquadas que se mantém em voga usando o velho véu da "tradição" para poder causar dor e sofrimento a outrem; vinganças estabelecidas contra quem tirou a vida de um membro da família, ou um amigo, ou quem quer que fosse o ser amado.

E chegamos talvez à uma conclusão aqui, por imparcial que seja: talvez os excessos venham da nossa dor. Pois veja, vivemos em um mundo brutal, quanto a isso não creio haver nenhuma dúvida. E quando o mundo nos bate com toda a força, é natural ficarmos tristes. Mas não foi essa a maneira que fomos criados: quem chora, morre, é fraco. Então reagimos com toda força, a ira impotente de uma pessoa que nunca poderá alcançar seu algoz. E acabamos por descontar esta ira nos que estão ao nosso redor, sejam eles conhecidos ou desconhecidos. 

O ciclo perdura por muito tempo, até alguém decidir ser o último nessa roda da dor. Tenho olhado ao redor e torcido para que muitos de nós, nessa geração, consigamos parar de passar essa batata quente para frente.... mas acho que talvez seja pedir demais, em um mundo onde sofrimento acaba acontecendo tanto, que muitos até normalizam a dor. E talvez, sendo animais, consigamos por algum momento sufocar a grande dor, o grande vazio que temos dentro de nós. 

Este com certeza é o pensamento mor de muitos. Dentro de mim, eu quero crer que vou conseguir escapar disso. Mas será que é o que os meus semelhantes ao meu redor também desejam? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário