domingo, 4 de outubro de 2020

Crônicas da Cidade Pandêmica: Raimundo, Tibúrcio, Monteiro



"Parado a meses aqui. Não posso sair de casa, não com essa doença rondando. Ademais, a escola está completamente parada, o governador mandou manter assim. às vezes passo de carro bem pela frente, e olho a velha construção, em frente à praça velha, árvores emoldurando sua entrada. Agora o mato também está emoldurando tudo: não consigo nem ver direito o caminho de pedras que leva ao corredor central da escola. Quando as coisas voltarem ao normal, espero que o capinador tenha um cuidado especial ali. 

Sem nada para fazer em casa (o governo prometeu aula online e esqueceu de combinar com a tecnologia que não temos, então nada aconteceu), penso nos meus alunos - Seu Baltazar,   Seu Sandoval, Dona Bela, dona Cândida....Penso no que andam fazendo. A vida, caro leitor, é bruta com todos, mas sempre me pareceu que com os que buscam educação mais tarde, ela é ainda zombeteira. E assim os EJA sofrem mais ainda nessa coisa toda, e eu me sinto incapaz de fazer qualquer coisa. Me sinto inútil. Então sigo para meu quarto e rezo pelas suas seguranças, e pelas suas almas." R. 

"Olá Classe! Hoje vamos falar de... oi? Tem alguém me ouvindo? Tá funcionando meu microfone? Hoje nós vamos falar de Formas geométricas.... Tá todo mundo ouvindo? Oi?  Às vezes eu me sinto um personagem desses de filme preto e branco mudo, só mexendo a boca e ninguém ouve.... Ah, ISSO vocês ouviram né?" T

"Como tão as coisas? Quer saber como tão as coisas? Porra, olha pra mim aqui cara, tô com a cara que parece um panda de tanta olheira, porque eu tenho que organizar essa bosta de computador todo dia, pra poder dar aula pros alunos que tão a distância. Ah, e não tô fazendo isso em casa não: Tenho que ir pra porra da escola, NO MEIO DE UMA PANDEMIA, pra dar aula pros alunos que eu tenho que vão lá ter aula, porque o bonitinho dono da escola achou que podia oferecer aula à distância e presencial ao mesmo tempo. Sabe quantos vem? 3. De 30. E os outros 27 pegam uma aula merda porque eu não tenho como me preparar pra dois tipos de aula completamente diferentes, sem que elas sofram em alguma coisa né? E tu achas que a escola me deu laptop? Tá bom, parece até que tu não mora no brasil mais, rapaz! Tudo isso, pra ouvir político chamando a gente de bosta, de preguiçoso. Olha, profissão vocação é o...." M. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário