quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Crônicas da Cidade Pandêmica: The Suffering


Confissão: apesar de ser amazônida, eu odeio o calor com uma paixão reservada somente aos piores inimigos que se tem nessa vida. Se bem que, se pensarmos com carinho, ele É um grande inimigo na minha vida, visto que basta ele chegar que os sintomas característicos de coceira pelo corpo, espirros aleatórios em horas inconvenientes, e uma certa falta de ar proveniente de uma asma que rejeita firmemente mudanças bruscas de temperatura. Com todos esses pontos positivos, não é de se admirar que este seu razoável escriba esteja um pouco mal-humorado com estes dias tão quentes. 

Mas é algo interessante de se pensar, que a própria sensação de calor já me deixa em um estado de irritação tamanho que é necessário um controle intenso já na hora de acordar - se não houver um ventilador forte em cima de mim, garantindo um frescor básico. E como eu disse, muitos se surpreendem com isso, pois venho de uma cidade quente - a boa terrinha de Belém do Pará - e entende-se que esta sensação é uma coisa que eu já deveria ter, pelo menos, acostumado minha pele à sofrer. No entanto, nada pode ser mais longe da verdade. 

Penso nisso, não só porque aparentemente os dias cálidos chegaram em São Paulo (ontem tivemos a duvidosa honra de ter sofrido o dia mais quente do ano), como também porque estas ideias que as pessoas tem a respeito do se acostumar com o sofrimento é algo muito curioso. Dor cria caráter, eles dizem: Mas que tipo de caráter é formado, ninguém fala. 

Posso falar só especificamente do Brasil, mas é fato que há um fascínio com a dor aqui, e em como ela constrói seu caráter. Forjados no fogo, estaríamos prontos para tudo com o que o mundo viesse a nos ameaçar. Uma ideia tola, evidentemente, mas muito forte principalmente entre os homens desse país: quantos "campeonatos de derrota" eu já não fiz com alguns amigos de escola e de trabalho, onde contávamos a desventura de vida daquele momento, e ouvíamos a resposta de uma coisa ainda pior que teria acontecido com o amigo? Eis algo para pensar. 



Um comentário: