sábado, 19 de setembro de 2020

Crônicas da Cidade Pandêmica: O que há em um nome?


Nomes curiosos são comuns por este país de Madinusas e Waldisneys, mas e lugares com nomes bizarros? Essas também temos, e em borbotões. Recentemente li um post do grande poeta Juraci Siqueira, onde ele fala de uma localidade da minha terra natal, chamado Mosqueiro. Um nome peculiar, de fato, que tem suas origens um tanto nebulosas: uns dizem ser provindo de nome de uma prática indígena, outros dizem que tem mais a ver com a quantidade de moscas que sobrevoavam as entranhas de peixe jogados ao relento pelos pescadores locais. 

Estou inclinado a acreditar nessa segunda versão, pois já tive a experiência de ir almoçar ao ar livre neste distrito, e é realmente uma luta para não se engolir um inseto. Não que eu esteja reclamando, o peixe estava fenomenal. Ademais, já comi com iguanas montados em árvores defecando no meu chapéu de quase-arqueólogo, então moscas para mim não são tão  danosas quanto se pensaria. 

Isso tudo me fez pensar em tantos lugares pelos quais já passei, tantas coisas que já vivi. Em um dado momento da minha vida, anos atrás, fui membro de uma espécie de comissão para alfabetização de adultos, organizada pela Secretaria de Educação do Pará - SEDUC. Foi uma coisa ímpar de se participar, quanto mais não seja pela absoluta atmosfera de desconfiança e abusos ocorrendo a  olhos vistos; mas isso é uma história para outra crônica. 

O que me fez lembrar deste momento, foi a quantidade de nomes interessantes que vi surgirem em minha frente, alguns com origens decididamente indígenas (Igarapé-Açu, Xinguara, Tucuruí...), outros com um pezinho nas terras lusitanas colonizadoras ( Bragança, Benevides, Santarém...), e até mesmo nomes bastante inusitados (Curralinho, Capitão Poço, Garrafão do Norte...). 

Tantos nomes interessantes, e fico pensando: como eles nasceram? O que levou uma pessoa a pensar estes nomes? Assim como o nome de crianças, o nome dos lugares é carregado de uma história (por pífia que seja), e eu me pego, por vezes, pensando nos rumos de um grupo de desbravadores que resolveram, após uma longa reunião, chamar um lugar de, por exemplo, "Botas de Judas". Ah, ser uma mosquinha viajante no tempo, e ver esta reunião curiosa!




Nenhum comentário:

Postar um comentário